5 benefícios do café para sua saúde
Ele é indispensável na mesa de grande parte do mundo. No Brasil, é quase um patrimônio nacional. O café, bebida popular e almejada no mundo inteiro, merece ser consagrado. No dia 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café ☕
De acordo com uma lenda africana do século 575 d.C., o café teria sido descoberto por um pastor de cabras, que observou que seus animais ficavam alegres após mastigar frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos do campo. Se é lenda ou não, registros históricos apontam que foi nesta época que deu-se início à exploração do café no mundo.
O hábito de tomar um cafezinho começou a se popularizar em 1450, pois era comum que os filósofos ingerissem a bebida para permanecerem acordados durante a prática de exercícios espirituais.
Atualmente, na mão de grande parte da população mundial, o café continua presente, servindo de combustível para acordar, conversar com os amigos ou reunir-se com a família. Além de ritual, o café também é benéfico para a saúde. Confira os 5 principais benefícios da bebida:
1. Ajuda a perder peso 💪
O café acelera o metabolismo e auxilia na queima de gordura do corpo. Isso ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína também aumenta os níveis de adrenalina no sangue, diluindo as células de gordura.
2. Previne diabetes 🍭
O café possui antioxidantes, como o ácido clorogênico, que tem sido associado ao aumento da sensibilidade à insulina – hormônio que reduz a glicemia no sangue – diminuindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
3. Dá energia ⚡
A cafeína presente na bebida estimula o sistema nervoso central, responsável pelo estado de alerta, capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico, combatendo o sono e o cansaço.
4. Ameniza sintomas do Parkinson 🧠
O café contribui para o funcionamento do neurotransmissor dopamina, diminuindo os sintomas causados pela degeneração severa dos neurônios no Parkinson.
5. Previne o Alzheimer 💡
A cafeína tende a proteger o cérebro contra uma alimentação que contém colesterol em excesso, que pode deixá-lo mais suscetível ao Alzheimer. O café reforça uma barreira sanguínea nesta região, responsável por proteger o sistema nervoso central contra substâncias nocivas presentes no sangue.
Mas lembre-se que, mesmo com a tradição e todos os seus benefícios, o excesso de café pode causar alguns efeitos colaterais, como insônia e ansiedade. Por isso, o equilíbrio na hora de ingerir a bebida é fundamental para que surjam apenas efeitos positivos no organismo 💙
Precisa de um atendimento médico de qualidade? Com o SIDESC, você tem acesso a uma rede credenciada composta por profissionais e estabelecimentos de excelência por toda Santa Catarina. Consulte nossos parceiros mais pertinho de você aqui 📍