25/09/2019

O cigarro e a sua saúde

Parar de fumar é uma promessa difícil de cumprir. Todos sabem que o cigarro faz mal e causa diversas doenças, mas o processo não deixa de ser árduo e desafiador. Porém, com muita informação, apoio e força de vontade, você também pode conseguir largar o vício de fumar. Reunimos algumas das principais dúvidas sobre o cigarro para lhe ajudar nesse processo.

 

Por que o cigarro vicia?

O cigarro contém nicotina, um composto orgânico proveniente das folhas do tabaco. Essa substância atinge o cérebro entre 7 e 9 segundos (mais rápido que a cocaína) e age diretamente em receptores ligados às sensações de prazer.

A nicotina é a droga que causa dependência. Com sua ingestão contínua, o cérebro se adapta e passa a necessitar de doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de satisfação que tinha no início.

 

Quais substâncias estão presentes no cigarro?

O cigarro contém mais de 4.000 substâncias tóxicas. Além da nicotina, a fumaça do cigarro possui monóxido de carbono (CO, aquele liberado pelos escapamentos dos carros) e alcatrão, que reúne diversas substâncias cancerígenas e radioativas como polônio, chumbo, arsênio e cádmio.

 

O que o hábito de fumar pode causar na saúde?

O cigarro tem efeitos nocivos a praticamente todos os sistemas do corpo humano.

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre os fumantes. O hábito de fumar também traz outros problemas pulmonares, como dificuldades respiratórias, enfisema e bronquite.

Os tipos de câncer mais comuns entre os fumantes são pulmão, cabeça e pescoço, bexiga, rim, pâncreas, cólon e reto e esôfago.

A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue. Assim, o cigarro é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, como aneurismas, tromboses, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

O cigarro também pode causar gastrite e úlcera, derrame cerebral, osteoporose e problemas de ereção em homens e de infertilidade em mulheres.

 

O que é o tabagismo passivo?

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados.

A fumaça que sai da ponta do cigarro contém em média três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.

Em adultos, o tabagismo passivo causa um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que em quem não está exposto.

Nas crianças, a exposição à fumaça gera reações alérgicas como rinite, tosse e conjuntivite, maior frequência de resfriados e infecções de ouvido, risco maior de doenças respiratórias como pneumonia e bronquites e exacerbação da asma.

 

Quais os benefícios de parar de fumar?

Parar de fumar ocasiona inúmeras mudanças na saúde, bem-estar e qualidade de vida do fumante. Ao ficar de 5 a 10 anos sem fumar, por exemplo, o risco de sofrer infarto passa a ser igual ao de quem nunca fumou.

Além disso, há melhora na capacidade respiratória, mais disposição diária, pele mais saudável e claro, uma vida mais longa.

 

Quer parar de fumar? O SIDESC possui profissionais que podem auxiliar você com orientação e tratamento. Confira nossa lista de parceiros e agende uma consulta.

Compartilhe esta publicação