18/12/2019

7 dicas para ter um final de ano com mais saúde

O fim de ano chegou, e com ele chegam as festas e comemorações regadas a muita comida e bebida. Muitas pessoas aproveitam o clima de celebração e acabam exagerando ou deixando de se preocupar com a saúde, o que pode trazer desconforto e mal estar logo no início do novo ano. Por isso, separamos 7 dicas para você ter um final de ano com mais saúde e um início de 2020 com bem-estar e qualidade 😊

 

1. Hidrate-se!

Manter-se hidratado no verão é essencial. O calor excessivo da estação faz com que a transpiração aumente para manter nossa temperatura corporal estável. Assim, beber água repõe os líquidos perdidos e mantém nosso corpo funcionando.

Com a alta ingestão de bebidas alcóolicas durante as festas de fim de ano, manter-se hidratado também é fundamental. O etanol (álcool presente nas bebidas) necessita de muita água para ser metabolizado e eliminado pelo organismo. Os sintomas da ressaca, por exemplo, são decorrentes da desidratação do corpo. Por isso, beba bastante líquido (de preferência, água) durante e após as festas.

 

2. Exagerou na gordura? Coma frutas cítricas

Após os exageros de final de ano, seu organismo pode estar sofrendo as consequências das altas taxas de gordura contidas nos pratos das festas, que acabam atrapalhando a digestão. Azia, queimação no estômago, má digestão, intestino preso e diarreia são sintomas comuns após as ceias de Natal e Ano Novo.

Frutas cítricas, como o limão, laranja, kiwi, abacaxi e acerola podem ajudar você. O ácido presente nos alimentos ajuda a melhorar a digestão e absorção de nutrientes, acelerando o metabolismo e diminuindo a sensação de mal estar.

 

3. Cuidado com comidas fora da geladeira

Normalmente, ceias de Natal e Ano Novo se estendem madrugada afora, com familiares e amigos celebrando, trocando presentes, assistindo a queima de fogos de artifício e aproveitando a festa.

Porém, alimentos passando horas em cima da mesa em temperatura ambiente, comida sendo reaproveitada no dia seguinte e até o calor dessa época do ano são fatores propícios para o desenvolvimento de diversas bactérias, que podem causar intoxicação alimentar, gastroenterite e diarreia.

O ideal é refrigerar os alimentos após todos terem terminado de comer. As sobras também devem ser colocadas na geladeira, e se forem consumidas depois de quatro ou cinco dias, o ideal é congelá-las.

 

4. Cuidado com o sal

Comidas de final de ano geralmente são ricas em sal e condimentos que contém sódio, o que eleva a pressão sanguínea e pode causar mal estar e até mesmo infartos e AVCs em pessoas com hipertensão (a famosa pressão alta).

Não exagere e evite uma ida ao hospital logo no primeiro dia do ano.

 

5. Tem diabetes? Fique de olho no seu prato (e copo)

Presentes nas ceias de fim de ano, diversas comidas e bebidas podem aumentar o índice glicêmico do organismo, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue. Pessoas diabéticas devem controlar a quantidade e o tipo de comida ingerida, para evitar uma piora na sua condição.

Escolha pratos assados, grelhados ou cozidos; abuse das frutas naturais (e evite as em calda); inclua cereais integrais na sua ceia; evite excessos com carboidratos; beba com moderação; mantenha-se hidratado; e não esqueça de tomar sua medicação.

 

6. Se beber, não dirija!

Por mais que seja uma ideia já bastante propagada, é essencial voltarmos sempre a reforçar. Durante os feriados de final de ano, grande parte das mortes em acidentes de trânsito são causadas por motoristas embriagados.

Seja responsável. Beba com moderação e se beber, não dirija!

 

7. Não esqueça de descansar

Relaxe! Concentre-se em curtir a família, os amigos, as conversas e os momentos de qualidade junto a quem você ama. Pare um pouco de pensar no trabalho e não deixe as festas se tornarem mais uma preocupação.

Mantenha a mente tranquila, elimine o estresse e comece bem o ano de 2020 🎆

 

Aproveite o final de ano, mas não esqueça que sua saúde não tem preço. E se precisar, lembre-se de que o SIDESC cuida de você durante todos os dias do ano 💙

Compartilhe esta publicação