5 dicas para melhorar sua postura no trabalho
Com o fim do recesso, muitas pessoas já voltaram ao trabalho nesse início de ano. Hoje em dia, sabemos que uma grande parte de nossos dias envolve trabalhar sentado em frente a uma mesa e um computador. Dores nas costas, nos ombros e nas articulações podem ser frequentes se você não tiver cuidado com sua postura corporal, o que pode causar cansaço, esgotamento físico e mental, e até uma queda de rendimento.
Como você está sentado nesse momento? Separamos 5 dicas para lhe ajudar a melhorar sua postura e manter sua produtividade e bem-estar durante as horas de trabalho.
1. Ajuste sua cadeira
Dependendo da sua altura, sua mesa de trabalho pode ser muito alta ou muito baixa para você, tornando suas horas de trabalho bem desconfortáveis. Mas o que fazer nessa situação? Ajuste sua cadeira!
Ao regular sua altura, certifique-se de que quando você está sentado em frente a mesa, seus cotovelos se mantêm em um ângulo de 90 graus.
2. Mantenha os pés no chão
Mantenha os pés sempre bem apoiados no chão, com os joelhos em um ângulo de 90 graus. A altura da sua cadeira (de novo ela!) deve permitir que seus pés alcancem o chão de maneira confortável. Se não conseguir, utilize um apoio.
Outra dica importante: por mais difícil que seja, tente não cruzar as pernas! Quando você cruza uma perna sobre a outra, acaba sobrecarregando os quadris, jogando seu peso para apenas um lado do corpo. O peso corporal precisa ficar distribuído uniformemente para não forçar as articulações.
3. Ajuste seu monitor
Para evitar que você precise inclinar-se para frente, a distância ideal entre seu monitor e você é a mesma distância de seu braço esticado em linha reta até ele. Também é importante levantar seu monitor até que o topo da tela fique no nível dos seus olhos. Se seu monitor não é ajustável, use livros ou resmas de papel para apoiá-lo.
4. Você não deve se mover para alcançar objetos
O ideal é que tudo que você utilize em sua mesa de trabalho fique perto o suficiente do seu corpo para que você não precise realizar movimentos repetitivos e desnecessários.
Por exemplo: se seu mouse fica muito afastado de seu corpo, você pode estar realizando movimentos com o ombro, o que pode ocasionar desconforto e dor. O ideal é que ele esteja perto o suficiente para você realizar esse tipo de movimento apenas com o seu cotovelo.
Se você possui um telefone em sua mesa, não esqueça de posicioná-lo no lado contrário ao que você utiliza para escrever. Assim, se você precisar buscar alguma informação no computador ou anotar algo enquanto está em uma ligação, não é necessário apoiar o aparelho em seu ombro, o que pode gerar dores no pescoço e até torcicolos.
5. Levante e se movimente!
Ficar sentado por muito tempo pode ser extremamente cansativo. Por isso, tenha como hábito levantar-se de sua cadeira pelo menos uma vez a cada hora. Caminhe um pouco, vá ao banheiro, beba água ou coma alguma coisa. Movimentar-se faz bem para todo o seu organismo.
Manter uma boa postura durante as horas passadas no trabalho implica diretamente na sua saúde e qualidade de vida. Não deixe sua saúde para depois! Consulte o parceiro do SIDESC mais perto de você aqui 💙