Você já ouviu falar da coronofobia?
Você com certeza conhece alguém que, ao menor sinal de um espirro ou tosse, já pensa: “estou com Covid!” 🤧
A pandemia da Covid-19 ainda é a causa de inúmeras mudanças no nosso dia a dia. Com o vírus, além de uma extrema preocupação com nossa saúde física, também surgem sentimentos coletivos de medo, angústia, insegurança e incerteza.
Porém, esse medo diário do vírus e de suas consequências pode tornar-se exacerbado e, assim, gerar uma condição que os especialistas chamam de coronofobia. Você já ouviu falar desse termo? 🦠
Como o nome já diz, a condição é uma fobia, e é classificada como um medo irracional desenvolvido devido às situações enfrentadas durante a pandemia, representando uma ansiedade grave relacionada ao vírus.
Além do receio de contrair a doença, os medos mais comuns são o de ficar gravemente doente, da morte, de contaminar outras pessoas e dos problemas econômicos que o vírus acentuou.
A coronofobia apresenta sintomas de ordem física, psicológica e comportamental, que vão desde palpitações ou dificuldade para respirar até profunda tristeza e sentimento de culpa, afetando o bem-estar emocional durante um período já muito delicado.
Por esse motivo, a condição se desenvolve devido a diversos aspectos que enfrentamos diariamente, como:
– A interferência do vírus no nosso dia a dia;
– A sensação de vulnerabilidade em relação à doença;
– A realidade imprevisível e instável que o vírus traz;
– A incerteza sobre o fim dessa situação;
– A disseminação de uma grande quantidade de informações sobre a doença (com boa parte delas sendo falsa);
– As dificuldades enfrentadas pelos serviços de saúde em lidar com a doença;
– O surgimento e adoção de novos comportamentos na nossa rotina (como usar máscara, por exemplo);
– A necessidade de um afastamento social como medida de proteção.
Além disso, a presença de um transtorno mental pré-existente também pode ser um fator de risco, já que a nova realidade pode afetar e ampliar os sintomas que já existem, comprometendo sua saúde psicológica.
Nesse contexto, é importante continuarmos mantendo todas as medidas de cuidado e segurança para evitar e combater o coronavírus. Porém, quando perdemos o controle emocional, a situação atual torna-se ainda mais preocupante e dificultosa, trazendo problemas sérios para a sua saúde.
Por isso, não esqueça: cuide de você, mas sempre de uma forma saudável. Se você ou alguém que conheça estiver sofrendo com algum desses sintomas, procure um especialista. Com acolhimento e atendimento especializado, é possível vencer mais um problema da pandemia 💙