A rouquidão pode ser causada por doenças graves
Em algum momento da vida você já ficou com a voz rouca, não é mesmo? 🗣
A rouquidão pode surgir em algumas situações: quando estamos resfriados, gripados ou passamos por alguma inflamação na garganta. Nesses casos, a voz rouca (também chamada de disfonia) geralmente dura alguns dias e desaparece sozinha.
Mas ela também pode ser causada por outros motivos, dentre eles laringite (aguda ou crônica), alergias, distúrbios vocais, nódulos, tumores ou tabagismo. Já nessas situações, o timbre da voz é modificado e demora para voltar ao normal. Muitas vezes, a voz permanece rouca e é preciso intervenção médica para tratá-la.
O sinal de alerta é observar se a rouquidão persistir por mais de 14 dias. A procura de um médico, nesse caso, é fundamental para um diagnóstico preciso e tratamento correto da enfermidade, que pode ser até mesmo um câncer de laringe. Na fase inicial do câncer, um dos sintomas é a alteração na voz, e quanto antes diagnosticá-lo e tratá-lo, maiores são as chances de cura.
Especialistas garantem que muitos casos de rouquidão podem ser prevenidos e solucionados com hábitos simples no dia a dia, como o uso cuidadoso e repouso da voz, ingestão de água para hidratar a garganta e uso de medicamentos.
Em casos mais graves, é necessário realizar terapia vocal e até mesmo procedimentos cirúrgicos para a recuperação completa do timbre vocal.
Por isso, se observar alguma modificação na sua voz e o problema persistir, procure um otorrinolaringologista, médico especialista em tratar enfermidades que envolvem a garganta.
O SIDESC possui uma rede credenciada de profissionais que estão sempre à sua disposição para realizar um diagnóstico preciso e um tratamento eficiente de doenças e condições que atingem seu organismo. Consulte nossos parceiros mais pertinho de você aqui 📍