Cuidado ao usar telas por muito tempo
Você acorda e, antes mesmo de tomar seu banho, já dá uma conferida nas redes sociais. Ao tomar o seu café, já está na frente da TV, acompanhando o noticiário da manhã. No trabalho, alterna horas na frente do computador com aqueles minutos de “descanso” no celular, trocando mensagens com seus amigos 📲
Nas refeições, acaba trocando um bom momento de conversa em família pelos vídeos que são a novidade do momento, novamente assistidos no celular. E antes de dormir, a leitura de um bom livro acaba dando vez àquela série, assistida na tela do seu tablet.
Enquanto você não percebe a dinâmica que está empregando no seu dia a dia, seus filhos também vão se tornando reféns das telas. São jogos, sites, redes sociais, aulas e uma infinidade de atrações que acabam colocando as crianças e pais cada vez mais de frente para os aparelhos.
Pode parecer exagero, mas essa tem se tornado a realidade na vida de milhões de pessoas, e a questão a ser levantada não é sobre o conteúdo visto em todas as telas disponíveis, mas sim o tempo gasto em frente a elas.
A virtualização das relações humanas está posta; não tem volta. Mas esse novo normal pode ter seu preço! Ficar muito tempo em frente às telas ocasiona diferentes problemas à saúde e pode afetar diretamente sua visão, sua postura, seu sistema nervoso central e, tão importante quanto tudo isso, o seu relacionamento familiar e interpessoal.
O uso de telas também afeta a saúde física
Na área da oftalmologia, as telas estimulam os músculos dos olhos a estarem sempre mais contraídos, e, quando eles precisam estar mais relaxados para enxergar de longe, o incômodo se torna mais presente.
Além disso, a síndrome do olho seco também é cada vez mais comum, provocando aquela sensação de ardência nos olhos, decorrente da exposição exagerada frente às telas.
Com relação à postura, o uso frequente de aparelhos eletrônicos têm promovido um hábito de vida mais sedentário. Isso significa que estamos ficando muito mais tempo do que o devido na mesma postura. Nossa coluna, ao contrário disso, foi feita para estar em movimento, alternando diferentes posturas ao longo do dia.
Desta forma, a permanência frequente em determinada postura tem gerado problemas como a protrusão cervical (cabeça para frente), a hipercifose torácica (tronco arqueado para trás) e a retificação da lordose (redução da curvatura da parte baixa das costas).
Há também os problemas causados ao sistema nervoso central. A permanência frente às telas está diretamente relacionada a problemas como insônia, ansiedade e a dependência. Males que geram um impacto direto no bem-estar, na qualidade das relações interpessoais e na qualidade de vida do indivíduo.
O equilíbrio é essencial
Portanto, frente a esse novo paradigma de vida, nunca foi tão importante manter o equilíbrio. TV, celular, tablet, todos são importantes no dia a dia de uma pessoa. Mas também é fundamental manter o corpo ativo, realizar atividades ao ar livre, ler um bom livro e promover a interação com as pessoas. São pontos fundamentais de uma vida mais saudável e harmônica.
O SIDESC está pronto para contribuir com a sua saúde e a qualidade de vida de toda a família. Em toda Santa Catarina, você conta com nossa rede de estabelecimentos e consultas a preços justos em diversas especialidades como oftalmologia, fisioterapia, psiquiatria e psicologia. Consulte nossos parceiros mais pertinho de você aqui 📍