18/04/2019

Exercícios físicos para crianças: quais são mais adequados

Se você tem filhos em casa, o assunto exercícios físicos para crianças precisa estar presente desde os primeiros meses de vida dos pequenos. Sabe por que? Pois o fato de estimulá-los a ser fisicamente ativos contribui muito para o crescimento e desenvolvimento saudável.

 

Além do mais, outro ponto de alerta envolve o número de crianças acima do peso no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 19% a 37% das crianças brasileiras entre 5 e 11 anos apresentam sobrepeso, já o índice envolvendo os adolescentes de 12 a 19 anos varia de 16% a 36%.

 

Benefícios dos exercícios físicos para crianças

 

Se você está se perguntando, “mas quais são de fato os benefícios que meu filho terá com os exercícios físicos?”, possivelmente esta lista vai te deixar bem animado:

 

  • melhora da autoestima;
  • fortalece ossos, músculos e articulações;
  • melhora a postura e equilíbrio;
  • fortalece o coração;
  • contribui para a manutenção do peso saudável;
  • estimula a interação social;
  • possibilita aprender novas habilidades enquanto se diverte;
  • melhora o foco e a concentração.

 

Recomendações de atividades conforme cada faixa etária

 

Antes de colocar os pequenos para se exercitar, é bem importante estar atento às recomendações envolvendo exercícios físicos para crianças. Para te ajudar nisso, separamos as principais orientações estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Pediatria no Manual de Promoção da Atividade Física na Infância e Adolescência.

 

0 a 2 anos de idade

Quando se exercitar: várias vezes ao dia, em períodos curtos, somando pelo menos 180 minutos no total.
Crianças que ainda não engatinham: estimular a mover a cabeça e os demais membros do corpo.
Crianças que engatinham: estimular a se mover o máximo possível ao longo do dia.
Crianças que caminham: encorajar a rolar, saltar, pular e correr.
Tempo em frente a eletrônicos (computador, televisão, celular, tablet e similares): zero.

 

3 a 5 anos de idade

Quando se exercitar: várias vezes ao dia, somando pelo menos 180 minutos no total.
O que propor: as atividades físicas podem ser das mais diversas atividades e, de preferência, que desenvolvam a coordenação motora – andar de bicicleta, jogar bola, nadar, praticar dança, lutas e praticar esportes coletivos.
Tempo em frente a eletrônicos (computador, televisão, celular, tablet e similares): no máximo, duas horas por dia.

 

6 a 19 anos de idade

Quando exercitar: várias vezes ao dia, acumulando pelo menos 60 minutos de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa todos os dias.
O que propor: exercícios que aceleram a respiração e o coração – saltar, caminhar rápido, correr, pedalar, nadar. Incluir também exercícios que melhoram os aspectos físicos, emocionais e sociais, como os esportes coletivos.
Tempo em frente a eletrônicos (computador, televisão, celular, tablet e similares): no máximo, duas horas por dia.

 

 

O papel dos pais para que as crianças se tornem fisicamente ativas

 

Os pais costumam servir de espelho para os filhos. Isso quer dizer que quando atividades físicas são praticadas por toda a família fica mais fácil fazer com que os pequenos vejam os exercícios como algo divertido e que, naturalmente, deve fazer parte da rotina.

 

Caso você não seja uma pessoa fisicamente ativa, é bem importante reavaliar seus hábitos. Essa mudança contribuirá tanto para a formação dos seus filhos, quanto para melhorar a sua qualidade de vida. Uma excelente maneira de começar é escolhendo alguma atividade com a qual você se identifique – natação, pilates, dança, yoga, caminhada.

 

 

No fim das contas, os exercícios físicos para crianças representam uma mudança positiva para a família toda. Se você está em dúvida sobre quais atividades escolher para seu filho ou como fazer com que ele fique ainda mais interessado, converse com um pediatra. Ele pode te ajudar em todo esse processo. Acesse a rede de profissionais que fazem parte do Sidesc e encontre o mais próximo de você.

Compartilhe esta publicação