26/09/2017

Sua empresa precisa reduzir custos? Saiba onde cortar sem afetar a produtividade

Gerir uma empresa não é tarefa fácil. Além de estarem atentos aos movimentos do mercado e à importância de recrutar bons profissionais, os gestores também devem buscar o equilíbrio das contas para tornar o negócio sustentável. Com as mudanças constantes no cenário econômico, reduzir custos se torna um desafio.

Quando uma empresa comunica a necessidade de diminuir gastos, muitos colaboradores já pensam em quais serão os cortes feitos. Haverá demissões? Benefícios serão retirados? Os salários ficarão congelados? Todos esses questionamentos acabam impactando diretamente na produtividade das equipes, que ficam desmotivadas imaginando quais serão os reflexos dos cortes no dia a dia.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem auxiliar a sua empresa a reduzir custos sem afetar a produtividade das equipes.

Olhe para as contas de sua empresa

Muitas organizações possuem gastos fixos e variáveis que, se reduzidos, fazem uma grande diferença. Fomentar o uso racional da água e da luz, reutilizar papéis como rascunho e optar por planos de telefonia mais vantajosos são algumas das possibilidades para a redução dos custos fixos da empresa. Já com os gastos variáveis, o exercício consiste em analisar a real necessidade deles. Eles podem ser eliminados? A exclusão deles impacta de maneira negativa no dia a dia da empresa? Rever os números periodicamente também auxilia na identificação e controle dos gastos excedentes.

 

Mapeie os processos

Nem sempre a redução de custos é conquistada a curto prazo. Muitas vezes é necessário olhar para processos sólidos e repensar formas de otimizá-los. É o que pode ser feito pela sua empresa. Observe se há alguma atividade que pode ser melhorada, um colaborador que pode ser melhor utilizado em determinada função ou algum produto que pode ser escalado. Mapear processos e repensá-los não significa que eles estão sendo desempenhados de maneira errada; significa apenas que eles podem ser aperfeiçoados.

 

Reveja os fornecedores

Por comodidade, muitas empresas optam por manter seus fornecedores durante anos. No entanto, rever os contratos, analisar outras empresas e olhar para o mercado pode ajudar o seu negócio a perceber a aplicação de valores mais competitivos oferecidos por outras empresas. Isso não implica na dispensa de seus fornecedores, apenas mostra que o mercado muda e que o seu negócio – assim como os seus fornecedores – deve acompanhar essa mudança. Lembre-se que comodidade não deve ser confundida com acomodação.

 

Use a tecnologia a favor do seu negócio

Os recursos tecnológicos podem ser aliados para reduzir custos sem afetar a produtividade, aumentando a performance das equipes e automatizando atividades. Mas atenção: não faça com que o uso da tecnologia em sua empresa pareça uma “ameaça” aos colaboradores. Para isso, é importante mapear processos. Dessa forma, sua empresa conseguirá perceber exatamente onde e como as etapas podem ser melhoradas, sem impactos negativos aos profissionais.

 

Ofereça benefícios vantajosos e acessíveis

Benefícios como vale-alimentação, bonificações e plano de saúde impactam no dia a dia das empresas, tanto do ponto de vista motivacional (atraem e retém talentos) quanto do financeiro (aumentam substancialmente o custo do funcionário para a empresa). Quando uma organização opta por reduzir custos, rever esses benefícios pode ser uma alternativa. Isso não significa diminuir o benefício ao colaborador, e sim pesquisar opções mais vantajosas para ambos.

Um exemplo consiste nos planos oferecidos pela Sidesc, que dispõem de uma ampla rede credenciada, tarifas de exames/consultas reduzidas e incluem seguros de vida, assistência funeral e residencial. Além de reduzir os custos do plano – se comparado aos planos de saúde convencionais –, sua empresa irá ampliar a oferta e mostrar que se importa com a saúde e bem-estar do colaborador.

 

Com algumas dessas dicas, esperamos que a sua empresa consiga reduzir custos sem afetar a produtividade da equipe. Afinal, são os talentos que ajudam na construção do seu negócio.

Compartilhe esta publicação