20/12/2019

Tudo que você precisa saber sobre o protetor solar

A estação mais quente do ano está chegando e o sol é uma das atrações mais esperadas dessa época. Apesar de ser o principal companheiro das aventuras das férias, o sol também pode ser muito perigoso. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, 180 mil novos casos de câncer de pele são registrados a cada ano no Brasil.

Usar protetor solar ainda é a principal forma de proteção contra os fatores nocivos da exposição ao sol. Respondemos algumas dúvidas comuns sobre o produto, para você garantir uma pele mais bonita e saudável, evitando queimaduras, insolação e outros problemas que podem estragar o seu verão.

 

Quando devo aplicar (e reaplicar) o protetor solar?

O protetor solar normalmente demora de 20 a 30 minutos para ser absorvido pela pele. Portanto, nada de aplicar e já entrar em contato direto com o sol! A primeira aplicação deve ser feita antes mesmo de sair de casa.

Muitas pessoas aplicam uma camada de protetor solar e acabam esquecendo de cuidar da pele pelo resto do dia. Geralmente, protetores agem por duas horas se você não estiver na água. Se estiver, eles agem por cerca de 40 a 80 minutos. Por isso, reaplique o protetor solar no mínimo de duas em duas horas, de acordo com a atividade que você estiver realizando.

Na hora da aplicação, não deixe nenhuma parte do corpo de fora. Assim, você pode evitar uma queimadura nas orelhas ou até mesmo nos dedos dos pés, por exemplo. Também existem produtos específicos para proteger áreas sensíveis como os cabelos e os lábios dos raios solares.

 

Qual a diferença do protetor solar para o rosto e para o corpo?

A principal diferença entre protetores para o rosto e para o corpo está na textura do produto. Filtros solares para o corpo normalmente são mais oleosos e densos, já que foram desenvolvidos para agirem em uma área mais extensa, além de garantirem maior resistência e proteção, até mesmo na água.

Protetores específicos para o rosto também trazem benefícios além da proteção solar para a pele do local. Alguns tem antioxidantes e ativos que ajudam na qualidade da pele, como o colágeno, que age contra a flacidez; a vitamina E, que reforça a resistência da pele contra agressões externas; e ativos hialurônicos, que hidratam a pele e previnem rugas e manchas.

 

Mas afinal, o que é o FPS?

FPS significa Fator de Proteção Solar. Ele indica a quantidade de tempo que sua pele estará protegida, de acordo com quanto tempo ela leva para sofrer os efeitos da exposição ao sol.

Por exemplo, uma pele sensível que leva cinco minutos para ser afetada pelo sol, ficará protegida por 15 vezes mais tempo se utilizar um protetor solar FPS 15. Ou seja, 75 minutos. O mesmo protetor sobre uma pele menos sensível, que sofre os efeitos solares após sete minutos, protege pelo total de 105 minutos.

Porém, isso não significa que você deve obrigatoriamente esperar esse tempo limite para reaplicar o produto.

 

Qual a diferença entre os raios UVA e UVB?

Os raios UVA são ondas de comprimento mais longo, que penetram profundamente na pele. São os raios responsáveis pelo câncer de pele, envelhecimento precoce e manchas.

Já os raios UVB são ondas mais curtas, que atingem apenas a camada superficial da pele. Eles causam queimaduras, vermelhidão e irritação.

 

E como proteger as crianças?

A exposição ao sol pode ser nociva para qualquer pessoa. Como a pele das crianças é muito mais sensível que a dos adultos, deve-se ter um cuidado redobrado com a proteção durante o verão.

Bebês com menos de seis meses não devem usar nenhum tipo de filtro solar e a proteção contra o sol deve ser feita por meio de chapéus e roupas. Para crianças de seis meses até dois anos, são indicados produtos com maior concentração de filtros físicos, que possuem em sua fórmula ativos como o óxido de zinco e dióxido de titânio. 

Após os dois anos de idade, são recomendados protetores infantis que sejam resistentes à água. A criança também pode usar o mesmo protetor dos pais, contanto que seja um produto com um alto fator de proteção.

Não deixe de consultar um pediatra para orientação na hora de escolher um protetor solar para seu pequeno!

 

Cuidados com o sol devem ser tomados durante todo o ano, não apenas no verão. O uso de protetor solar é essencial diariamente, em qualquer estação, mesmo quando os dias estão nublados. Cuidar da pele pode trazer mais saúde, qualidade de vida e longevidade para você. O SIDESC possui parcerias com profissionais que podem te ajudar! Consulte a clínica ou profissional mais perto de você aqui 💙

Compartilhe esta publicação