Você sabe o que é a Síndrome de Burnout?
A carreira profissional é uma parte importante da vida das pessoas. O sonho de dedicar-se a uma profissão e atingir reconhecimento, notoriedade e desenvolver projetos relevantes é uma motivação diária para muitos e se encontra bastante presente no mercado de trabalho. E, ao apreciarmos nosso emprego, temos mais prazer em fazê-lo, garantindo maior qualidade profissional e pessoal.
O problema é quando nos dedicamos tanto à nossa profissão que acabamos esquecendo das outras áreas de nossa vida, que têm tanta relevância quanto ela. Quando isso acontece, um problema sério pode desenvolver-se: a Síndrome de Burnout.
Essa síndrome é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse crônicos, provocados por condições de trabalho desgastantes. Você conhece alguém que só pensa em trabalho e está sempre irritada? Ela pode sofrer de Síndrome de Burnout e precisa de ajuda profissional.
O Burnout, na maioria das vezes, apresenta estágios semelhantes entre as pessoas que o sentem. Inicialmente, há uma compulsão em demonstrar seu valor no trabalho, muitas vezes acompanhada por uma sensação de superioridade profissional.
Depois, o indivíduo não consegue mais se desligar de sua ocupação, passando a não ter uma vida social ativa, pois não a considera tão importante. Assim, ele vai perdendo sua personalidade, dedicando-se somente ao trabalho e, aos poucos, começa a ficar insatisfeito com seus resultados profissionais, pois acredita não ser bom o suficiente no que faz.
Essa situação acaba gerando frustração, depressão e o desligamento do próprio trabalho.
Os sintomas causados por esse distúrbio são:
- Ausência no trabalho;
- Agressividade;
- Isolamento;
- Dificuldade de concentração;
- Dores de cabeça;
- Insônia;
- Problemas intestinais;
- Perda de memória;
- Depressão.
Prevenir ou tratar a Síndrome de Burnout é essencial para viver (e trabalhar) com saúde. Para isso, dedique-se ao trabalho com paixão e responsabilidade, mas estabeleça limites de horários para iniciá-lo e finalizá-lo, evitando que ele comprometa outras áreas importantes da sua vida e desgaste sua saúde física e mental.
Fazer exercícios físicos diários e ter momentos de qualidade para atividades de lazer com a família e amigos também são fatores essenciais para uma vida mais tranquila e completa.
Se você ou alguém que conheça está apresentando os sintomas descritos acima, é fundamental procurar um psicólogo ou terapeuta para lhe ajudar a resolver esse problema.
Com o SIDESC, você pode encontrar profissionais que, com qualidade, respeito e confiança, garantem a você uma vida mais saudável e feliz. Consulte nossos parceiros mais pertinho de você aqui 💗